Quando a gente está terminando o Ensino Médio, todo mundo fica enchendo a gente de perguntas como: já escolheu a faculdade? Qual curso vai fazer? Quer seguir a profissão do pai/mãe? E você ta cheia de dúvidas, medo de fazer a escolha errada, de se arrepender, de desagradar a família, entre outras coisas. É uma pressão do caramba e o ano parece que não acaba nunca. Eu vou te dar algumas dicas para te ajudar:

  1. Se você não tiver encontrado um curso que goste, não fique pensando que vai perder mais um ano da sua vida. Pense que você vai ganhar um ano para escolher o que ama. E se por acaso você começou a cursar algo e se arrependeu, não tenha vergonha de largar tudo e fazer o que gosta. Isso aconteceu comigo, eu não sabia o que queria fazer, então comecei um curso aleatório e odiei. Não consegui passar um semestre completo. O que eu fiz? Deixei tudo de lado e comecei a estudar em casa para o ENEM, mesmo sem saber o que queria. Só descobri que Engenharia de Produção era o que eu realmente desejava poucos dias antes do SISU. Hoje, eu acredito que não perdi um ano, eu ganhei muitos anos. Seria muito pior passar 5 anos cursando algo que odeio só por medo de arriscar ou dos meu amigos e familiares me julgarem. Seja você mesma, nunca se deixe levar pelo que os outros vão dizer, não são eles que estão na sua pele. Se ligue aí, gata!
  2. Seja otimista! Não dê ouvidos aos sapos que existem no nosso caminho dizendo que não vamos conseguir. Se você quer fazer medicina/história/geologia ou o raio que o parta, você vai! Não crie um monstro dentro de ti. Essa frase é mega clichê, mas eu adoro: você é do tamanho dos seus sonhos. Não deixe ninguém tirar isso de tu.
  3. Se você quer uma universidade privada, procure saber direitinho sobre ela. Informações como: Grade curricular, nota do Enade, avaliação do Mec, orçamento e bolsas oferecidas. Não vale a pena você gastar um monte de dinheiro em uma facul ruim, né miga? Pesquisa aí, lute pelos seus sonhos.
  4. Se você tiver condições, procure um bom cursinho, eles ajudam bastante. É um reforço e tanto! Mas se você não puder pagar por um, não desanime, na internet tem muito material bom. Eu não fiz cursinho, preferi gastar meu dinheiro com outras coisas, mas eu estudava em casa. Resolvia as provas anteriores, treinava redação, etc. Eu sempre preferi ficar só do que estudar numa sala com muita gente, mas isso varia de indivíduo para indivíduo. Escolha o que se sentir melhor.
Para quem não sabe, eu sou Técnica em Edificações pelo IFRN, comecei a cursar Ciências e Tecnologia, mas não me identifiquei com o curso. No ano seguinte, passei em Engenharia de Produção na Universidade Federal aqui do RN (hoje, curso o terceiro período) e passei em Direito na Universidade Federal do RJ, mas desisti. Vi que o que eu amava era Produção e aqui estou :)
Vocês estão passando por esse momento de escolhas? Comenta aí, podemos nos ajudar! Beijocas, lhiendos!



Deixe um comentário